Tratamento Ortodôntico-Cirúrgico (Ortognático)

Os maxilares superior e inferior são as bases nas quais os dentes estão implantados. Algumas vezes, quando um dos maxilares é muito curto ou longo, muito largo ou estreito, os aparelhos ortodônticos sozinhos não conseguem corrigir completamente a maloclusão. Estas deformidades além de afetar a aparência facial do paciente pode levar a problemas mais sérios como desgaste prematuro dos dentes, doença periodontal e disfunção da articulação têmporo mandibular ATM. Casos mais severos somente podem ser corrigidos com a combinação do tratamento ortodôntico com a cirurgia ortognática. O trabalho em conjunto do ortodontista com o cirurgião bucomaxilofacial vai resultar em um plano de tratamento combinado.

Normalmente o tratamento ortodôntico é realizado no início, posicionando os dentes corretamente sobre os ossos maxilar e mandibular independentemente, no segundo momento a cirurgia ortognática corrige as posições da maxila e da mandíbula entre si e em relação ao restante da face.

Em alguns casos a cirurgia ortognática pode ser realizada imediatamente após a colocação dos aparelhos ortodônticos, é a chamada cirurgia antecipada (surgery first) ou benefício antecipado. Nessa situação a correção da posição dos ossos maxilares ocorre no primeiro momento e o posicionamento correto dos dentes na sequência do tratamento. A cirurgia antecipada traz como vantagens o tempo mais curto de tratamento e a não exacerbação do problema facial antes da cirurgia.