Ronco e Síndrome da Apneia-Hiponeia Obstrutiva do Sono (SAHOS)

Apar. ronco-apnéia (4)O ronco é causado pelo estreitamento da passagem de ar pela região da orofaringe e a vibração dos tecidos moles dessa região. A SAHOS é caracterizada pela obstrução parcial ou completa da passagem de ar pela orofaringe, nesses casos o paciente fica sem respirar (apnéia) ou diminui a capacidade respiratória (hipopneia) por períodos variáveis, podendo chegar a vários segundos, e muitas vezes causando micro despertares.
A gravidade da SAHOS é classificada conforme o índice de apneia e hipopneia (número de hipopneias e apneias por hora)de 5-15: leve; de 15-30: moderado; mais que 30: grave.
A SAHOS é um problema de saúde com implicações cardiovasculares, aumento da pressão arterial e que afeta a qualidade de vida, pois o sono não é reparador.
Pacientes com SAHOS devem controlar o peso corporal, tratar congestão nasal, rinite, sinusite etc. Antes de dormir evitar cigarro, álcool, bebidas com cafeína, exercícios intensos, refeições pesadas, medicamentos sedativos, evitar dormir de barriga para cima e dormir em horário regular.

Tratamento:
Uso de compressores CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) ou BIPAP (Bilevel Positive Airway Pressure)
Tratamento cirúrgico. A cirurgia mais indicada vai depender do dianóstico individualizado.
Aparelhos intra-orais. Os aparelhos intra-orais funcionam reposicionando a mandíbula e a língua mais para frente e consequentemente aumentando o espaço para a passagem do ar na região do orofaringe. As vantagens dos aparelhos intra-orais incluem a fácil adaptação do paciente, não são invasivos e tem uma boa relação custo benefício, no entanto podem não ser resolutivos nos casos de SAHOS mais graves.