Tratamento Ortodôntico em crianças

Tratamento em criançasNão há uma idade ideal para o tratamento ortodôntico nas crianças, uma vez que ficará na dependência de uma série de fatores individuais, mas é importante que os pais busquem orientação profissional precocemente, mantendo a criança sob observação quanto à evolução da dentição, desenvolvimento facial e dos maxilares. Alguns problemas como respiração bucal, fonação e deglutição atípicas, quando não solucionados cedo levam a problemas mais complexos.

Perdas prematuras de dentes de leite não podem ser desconsiderados, uma vez que os dentes vizinhos poderão se deslocar para aquele espaço. Anomalias geradas por hábitos como sucção de chupeta ou dedo ou, ainda, a interposição do lábio entre os dentes devem ser avaliadas e orientadas muito cedo.

Os problemas devem ter uma abordagem precoce impedindo que se potencializem com o passar do tempo. Muitas vezes uma simples intervenção no momento exato pode levar o paciente a completar a dentição permanente com uma oclusão dentária excelente, com face harmônica e, talvez, sem a necessidade de um tratamento ortodôntico mais complexo.